Segundo a Wikipédia, o clima do Brasil dispõe de uma ampla variedade de condições de tempo em uma grande área e topografia variada, mas a maior parte do país é tropical. Segundo o sistema Köppen, o Brasil acolhe seis principais subtipos climáticos: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, temperado e subtropical. As diferentes condições climáticas produzem ambientes que variam de florestas equatoriais no Norte e regiões semiáridas no Nordeste, para florestas temperadas de coníferas no Sul e savanas tropicais no Brasil central. Muitas regiões têm microclimas totalmente diferentes.

Agora, que estamos em pleno inverno, é bom lembrarmos que os condicionadores de ar não somente servem para nos refrescar no verão e nos meses mais quentes do ano, como também servem para nos aquecer no inverno e nos meses mais frios. E, falando do período mais frio do ano, vejamos uma curiosidade, que são as cidades mais frias do Brasil.


De acordo com o site Terra, em 2013 as cidades mais frias do Brasil foram as seguintes: Urupema (SC) registrou temperatura mínima de -6,8°C, Bom Jardim da Serra (SC) registro -5,6°C, Inácio Martins (PR) registrou -3,9°C, Água Doce (SC) registrou –3,5°C e São Mateus do Sul (PR) registrou -2,8°C.


Outras cidades que registraram temperaturas mínimas de até -1°C ou menores foram: Urubici (CS), Canoinhas (SC), Bela Vista (MS), Papanduva (SC), Irati (PR), Major Vieira (SC), Caçador (SC), Amambaí (MS), Rio Negrinho (SC), Itaiópolis (SC), Vacaria (RS), Rancharia (SP), Ivaí (PR), São Joaquim (SC), Lages (SC), Mafra (SC), Porto União (SC), Campo Alegre (SC) e Santa Rosa (RS).


Já de acordo com o site Climatempo, as 5 cidades turísticas mais frias do Brasil são: São Joaquim (SC), São José dos Ausentes (RS), Campos do Jordão (SP), Nova Friburgo (RJ) e Monte Verde (MG).


Ainda de acordo com o site Climatempo, a cidade mais fria do Brasil é São Joaquim (SC), que registra temperaturas de -10° C durante o inverno, quando os turistas chegam para ver neve, lagos congelados e araucárias cobertas de gelo. As principais atrações são fazer um passeio guiado pela Vinícola Villa Francioni e atravessar a estrada que serpenteia a Serra do Rio do Rastro, famosa pelas paisagens cinematográficas que surgem em meio a ladeiras íngremes e curvas acentuadas. A viagem fica completa conhecendo as cidades vizinhas de Urubici e as cidades de São José dos Ausentes e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.


A seguir, veja uma imagem de divulgação da Prefeitura de São Joaquim:

 

 
Uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes está a 1.200 metros de altitude e tem cenários deslumbrantes de cânions, montanhas e cachoeiras, que atraem visitantes em busca de turismo rural e ecológico. O inverno rigoroso traz geada e neve, ideais para viagens românticas.

Campos de Jordão é um destino elegante, chamada de ‘Suíça Brasileira’. A extensa programação cultural, a vida noturna agitada e a rica gastronomia são os principais atrativos que levam muitos paulistas a lotar a cidade durante os meses de junho e julho. O Festival de Internacional de Inverno é o evento mais conhecido da cidade, com música erudita da melhor qualidade. A badalação concentra-se no centrinho do Capivari. Durante o dia, lojas de malhas e chocolates disputam a atenção dos visitantes e à noite é a vez das concorridas mesas de bares e restaurantes.


Graças a um decreto do Rei Dom João VI em 1818, Nova Friburgo cresceu como colônia suíça, a maioria das famílias provenientes da cidade de Fribourg. Embrenhada na Serra Fluminense, tem cachoeiras, montanhas e rios, perfeitos para a prática de “trekking”, “rafting” e “mountain-bike”, no Parque Estadual dos Três Picos. Veja, a seguir, uma imagem de divulgação da Prefeitura de Nova Friburgo:
 


Com população pouco acima de 4 mil moradores, Monte Verde está a 1.555 metros de altitude, um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Como ainda não foi emancipada para município (é um distrito de Camanducaia), não detém o título de cidade mais fria de Minas Gerais. Pousadas charmosas aproveitaram o relevo montanhoso para estabelecer chalés nas encostas, com banheiras de hidromassagem que oferecem vistas incríveis e cenários românticos. Para quem busca algo mais aventureiro, há trilhas que levam a pontos panorâmicos de onde se descortina todo o vale, como a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Fondue e truta estão presentes nos cardápios de restaurantes pequenos e aconchegantes.

Você gostou deste post? Você gosta de frio? Geralmente onde passa as suas férias de inverno? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.


Com informações:
Wikipédia