Segundo algumas pessoas, pode. Mas, na verdade, não! Vamos ver por que.

Não é incomum escutarmos a seguinte queixa: “eu trabalho o dia todo num ambiente com ar-condicionado e, frequentemente, fico resfriado(a)”; ou a queixa: “em nosso escritório o ar-condicionado deixa a temperatura muito fria e, quando saímos na rua, temos um choque por causa da temperatura muito quente, e eu fiquei doente por causa disto”. Ou ainda a queixa: “quando fico muito tempo no ambiente com ar-condicionado, fico com a garganta seca e logo fico com dor de garganta”.

E, obviamente, a culpa recai sobre o ar-condicionado.

Isto é o mesmo que dizer que comer manga e tomar leite em seguida faz mal! Quando eu era um menino e morava numa pequena cidade do interior do Estado de São Paulo, um menino ficou doente e, quando eu perguntei qual era a doença, alguém respondeu que foi porque ele havia comido uma manga e depois tomou leite. Esta é uma das crenças (e há muitas delas) sem absolutamente nenhum fundamento científico e, portanto, não verdadeira. Ele provavelmente tinha alguma doença verdadeira, que não era do conhecimento da pessoa que passou a informação.

Se aplicarmos esse mesmo tipo de raciocínio ao ar-condicionado, verificamos que o ar-condicionado não faz nada sozinho. Alguém programa o aparelho que regula a temperatura ambiente, alguém é responsável pela manutenção do aparelho de ar-condicionado e executa serviços como a limpeza e eventual troca dos filtros, etc. Portanto, não está correto dizer que o ar-condicionado pode deixar pessoas doentes. Esta pode ser mais uma das crenças que absolutamente não tem um fundamento científico e que, consequentemente, não é verdadeira.

Os modernos aparelhos condicionadores de ar dispõem de vários componentes que, se estiverem funcionando bem, permitem manter a temperatura nem quente nem fria demais, o grau de umidade relativa do ar adequadamente controlado, e assim por diante. A maioria dos aparelhos modernos de ar-condicionado possui alguns dos sistemas mencionados a seguir:
 

  • Sistema inverter, que mantém a temperatura do ambiente estável e sem fortes variações (além de economizar energia);
  • Sistema de ar mais puro HD: é um sistema de filtragem do ar com cinco etapas de tratamento;
  • Ionizador: é um sistema que emite íons negativos, removendo micro-organismos, como ácaros, fungos, vírus e bactérias suspensos no ar;
  • Filtro de carvão ativado: que previne reações alérgicas e elimina odores;
  • Filtro com tecnologia 3M: que elimina odores, poeira, fungos, bactérias.

Logo, se o seu aparelho de ar-condicionado for bem instalado por um profissional competente e se você fizer a manutenção recomendada pelo fabricante, não causará doenças.

Você gostou deste post? Você tem um aparelho condicionador de ar? Você faz a manutenção recomendada pelo fabricante, ou contrata um profissional habilitado para fazê-la? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.