Continuando a parte 1, da semana passada, vamos agora ver mais algumas curiosidades sobre os condicionadores de ar.
11. Hoje a moda é ser verde. Seguindo essa linha de pensamento, os fabricantes de condicionadores de ar estão abandonando os padrões de gases refrigerantes R-22 para adotar o R-410A. Retirando o cloro dos refrigerantes, os torna amigáveis para a camada de ozônio, contribuindo então para evitar o aquecimento global.


12. Criando a possibilidade de expandir pesquisas na área farmacêutica e a consequente descoberta de novos medicamentos, o ar-condicionado contribuiu decisivamente para o aumento da longevidade da vida humana em nosso planeta, possibilitando, entre outras coisas, o tratamento e eventual cura de muitas doenças.


13. O ar-condicionado nos condiciona a querer mais ar-condicionado. Há evidência científica mostrando que, ficar durante muito tempo num ambiente com ar-condicionado, diminui a tolerância natural do ser humano ao calor.


14. A expressão ar-condicionado apareceu pela primeira vez em 1.906, quando um fabricante de tecidos do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, usou essa expressão para identificar esta tecnologia, que melhorou a qualidade e as condições de fabricação dos seus produtos.


15. Termistor é o nome da resistência que fica dentro do termostato e que muda à medida que a temperatura vai mudando, permitindo que o termostato se ajuste automaticamente.


16. Um desconhecido milionário do estado da Califórnia (talvez William Randolph Hearst), nos Estados Unidos, foi o primeiro a tentar resfriar mecanicamente um cômodo da sua casa, em 1.892. O cômodo media aproximadamente apenas 2 x 3 metros e foi necessário construir uma falsa parede para esconder parte do maquinário. O restante do maquinário ficava escondido no teto.


17. Dois antigos sistemas de ventilação foram instalados com sucesso, o primeiro deles em 1.899 na sala de dissecção de cadáveres da Faculdade de Medicina de Cornell, nos Estados Unidos, e em 1.903 na Bolsa de Valores de Nova Iorque.


18. Em 1.960, nas salas de Anatomia da Faculdade de Medicina da USP, onde dissecávamos cadáveres, não havia ar-condicionado. Eu me lembro de que vários de nós chorávamos em virtude do cheiro forte de formol!


19. Willis Carrier, o inventor dos condicionadores de ar, ficava tão absorto nas suas criações que, uma vez, ele saiu numa viagem de negócios com uma grande mala, em cujo interior havia apenas um lenço.


20. O primeiro Presidente dos Estados Unidos a desfrutar do ar-condicionado no escritório oval da Casa Branca em Washington foi Herbert Hoover, que gastou a bagatela de 30.000 dólares americanos da época, apenas poucos meses antes da quebra da Bolsa de Valores de 1.929.

Você gostou deste post? Você sabe de alguma outra curiosidade sobre ar-condicionado que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.


Caso você não tenha lido a primeira parte deste post, leia agora AQUI

Com informações:



Business2community.com