Veja estas afirmativas:
 

  • Esta mesa futurística francesa pode resfriar o seu escritório sem gastar energia.
  • Esta mesa climática controla a temperatura ambiente sem gastar eletricidade.
  • Esta mesa absorve calor durante o dia e o usa para aquecer a sua casa à noite.

Serão verdadeiras? Vejamos.



A mesa climática ZEF (Zero Energy Furniture) é uma peça de mobília, a primeira da ZEF com “zero energia”. Ela foi criada pelo designer industrial francês Jean-Sébastien Lagrange e pelo engenheiro Raphaël Ménard, que reinventaram uma das primeiras criações humanas, a mesa; mas, esta vai muito além do seu propósito inicial, e ajuda a controlar a temperatura ambiente, sem gastar energia.


À primeira vista, ela parece uma mesa normal, com o seu topo elegante de madeira. Entretanto, ela promete reduzir os custos com energia elétrica em até 60%.


E como ela faz isto? Sob o tampo da mesa há vários materiais sensíveis às mudanças térmicas, conhecidos como materiais que mudam de fase (MMF), ou PCM – Phase Changing Materials, em inglês. Estes materiais amolecem quando a temperatura ambiente alcança 22°C, absorvendo e armazenando o excesso de calor, que é então liberado de volta para a atmosfera, quando estes materiais endurecem com a queda da temperatura.


Basicamente, esta mesa funciona como uma esponja térmica, absorvendo o excesso de calor, armazenando-o e liberando-o de volta para o ambiente. Segundo os seus inventores, ela pode reduzir a demanda de energia elétrica dos aparelhos de ar-condicionado em até 30%, e dos aquecedores em até 60%.


Esta mesa funciona especialmente bem nos cômodos que costumam experimentar grandes variações de temperatura durante as 24 horas, ficando muito quentes durante os dias ensolarados de verão e esfriando à noite; então a mesa ajuda a manter uma temperatura mais constante e confortável.

A parceria entre Lagrange e Ménard deve produzir algumas outras novidades num futuro próximo, à medida que eles forem acrescentando novos itens à linha ZEF, que deverão trazer com eles o mesmo conceito climático.

Você gostou deste post? Você gostaria de ter uma mesa assim em sua casa ou escritório? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.


Com informações:
ZefDesign
InterestingEngineering  
DigitalTrends