1. Inspeção anual

Mesmo que o seu condicionador de ar aparentemente não apresente problemas, é uma boa ideia fazer uma revisão geral pelo menos uma vez por ano. Essa revisão geral deve incluir uma inspeção geral e, se não forem detectados problemas, deve ser feita pelo menos uma boa limpeza. O ideal é fazer essa revisão geral na primavera, para garantir que o aparelho opere em condições de máxima eficiência, quando chegar o verão. Recomenda-se que essa inspeção anual seja feita por um profissional habilitado.

2. Tomar cuidado com excesso de poeira e de umidade

Evite colocar o seu aparelho num local com muita poeira e em local muito úmido. O excesso de poeira tende a entupir os dutos do aparelho e isto pode causar problemas mecânicos e/ou elétricos. O excesso de umidade, que é absorvida pelo aparelho, acumula-se no reservatório como água líquida e esse reservatório precisa ser esvaziado de tempos em tempos.

3. Verificar a fonte de energia elétrica

 
Na maioria dos casos, estes aparelhos funcionam com corrente alternada de 110-120 volts. Todavia não esqueça de verificar isto no momento da compra, pois, alguns aparelhos podem ter a alternativa de 220-240 volts. Outra coisa importante é ter um regulador de voltagem, para impedir que eventuais aumentos súbitos da tensão possam “queimar” o motor da sua unidade.

4. Limpar ou substituir os filtros

 
Fazer uma limpeza regular ajuda os seus filtros a durar mais tempo, e a funcionar de maneira mais eficiente. Deve-se também limpar regularmente a unidade de pré-filtragem, que normalmente fica na parte superior traseira da sua unidade. Não se deve usar detergente ou sabões para limpar os filtros, pois eles frequentemente causam depósitos de resíduos, que podem causar entupimentos. As aberturas traseiras devem também ser limpas com um aspirador de pó, com a escova na extremidade. Se a sua unidade tiver um filtro de carbono, ele deve ser substituído a cada três ou seis meses.

5. Limpar a bobina do condensador

Se você notar acúmulo de fuligem, pó, ou gordura na superfície da bobina do condensador, limpe-a com um produto específico para fazer esta limpeza, ou com uma solução fraca de água com suco de limão, ou com vinagre.

6. Não dobrar o duto de escapamento (mantê-lo em linha reta)

Isto irá diminuir o acúmulo de umidade neste duto. Mesmo que ele esteja em linha reta, deve-se verificar de vez em quando se há acúmulo de umidade no seu interior. Este acúmulo de umidade pode encurtar a vida útil do seu aparelho.

7. Manter a parte exterior da sua unidade limpa

Com o aparelho desligado, limpe a superfície externa com um pano úmido, sem quaisquer produtos químicos. Não deixe o aparelho diretamente exposto à luz solar.

Você gostou deste post? Você tem um condicionador de ar? Como você cuida dele? Você tem alguma sugestão interessante que queira compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.


Com informações:
Angieslist
Ashrae
Houselogic
Thisoldhouse