Se você estiver pensando em instalar um condicionador de ar em sua empresa, ou em substituir um aparelho já existente, você precisará saber que tipo e qual tamanho serão os mais adequados para satisfazer as suas necessidades e evitar eventuais problemas.


Quanto ao tipo, os aparelhos podem ter um ou múltiplos estágios. Um estágio significa que o aparelho tem apenas uma alternativa, isto é, pode estar ligado ou desligado; os aparelhos de múltiplos estágios são aqueles que permitem uma regulagem da capacidade de resfriamento ou de aquecimento, e podem funcionar a 100% da capacidade ou menos; em outras palavras, é possível regular a temperatura desejada.


Quanto à capacidade de resfriamento ou de aquecimento, os aparelhos são classificados em BTUs, ou em toneladas. O que significa isto? A sigla BTU quer dizer British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), que é a quantidade de calor necessária para aquecer 1 libra (peso) de água de 1 grau Fahrenheit. Por outro lado, as unidades maiores tem a capacidade classificada em ton (toneladas). A relação entre essas unidades é a seguinte: 1 tonelada = 12.000 BTUs.

 
E como é calculada a dimensão do aparelho que você precisa, em termos de BTUs, ou de tons? O cálculo é feito em cinco passos:


Passo 1: calcule a área (m2) a ser resfriada ou aquecida. Se esta área for dividida em vários compartimentos (salas separadas e fechadas), de modo que cada área tenha um aparelho individual, este cálculo deve ser feito separadamente para cada uma delas.


Passo 2: multiplique a área calculada por 25.


Passo 3: Acrescente ao total calculado após o passo 2 o valor 400 (quatrocentos) por cada pessoa que trabalhar nesta área.


Passo 4: Acrescente ao total calculado após o passo 3 o valor 1.000 (hum mil) por cada janela ou porta existente nessa área.


Passo 5: O número calculado após o passo 4 representa o mínimo de BTUs necessárias para resfriar ou aquecer adequadamente essa área.


Para mais detalhes sobre o cálculo de BTUs veja os seguintes posts:


Como escolher o condicionador de ar certo e obter o máximo dele


Doze principais coisas que os consumidores devem saber sobre ar condicionado (Parte 1)

Antes de comprar um aparelho de ar condicionado para quarto ou sala


ou use a nossa calculadora virtual para ajuda-lo:


http://www.strar.com.br/calcular-btu/


Outro aspecto importante é a localização do sistema condicionador de ar. Existem as seguintes opções:


Sistemas localizados acima do teto: ficam preferentemente em grandes prédios e a unidade condensadora fica acima do teto; todavia, este tipo não funciona bem em prédios de vários andares.


Sistemas Split (divididos): neste sistema o ar é extraído do ambiente através de dutos, sendo então resfriado ou aquecido, retornando depois ambiente novamente através de outros dutos. Para o resfriamento é usado um gás tipo freon.


Sistemas de tratamento e de distribuição de ar: estes sistemas levam o ar resfriado ou aquecido a diferentes partes do edifício, permitindo que a operação seja dividida, reduzindo a carga de trabalho de cada unidade.


Outra escolha a ser feita é: instalar uma única grande unidade, ou várias pequenas unidades, uma para cada compartimento (sala). Isto vai depender do tamanho e da configuração do edifício. Por exemplo, em grandes edifícios com várias salas, pequenos aparelhos individuais pode ser a melhor escolha. Já em pequenos prédios, a melhor escolha poderá ser um único aparelho mais potente.


Outras alternativas para resfriamento são:


Sistema de água resfriada: a unidade é instalada acima do teto, ou fora do prédio e resfria água a uma temperatura entre 40 e 45° Fahrenheit (4,4 a 7,2°C), sendo depois bombeada para dentro do espaço para distribuição. Funciona bem para edifícios de vários andares.


Torre de resfriamento: ela tem uma corrente de água fria, que passa por um trocador de calor. O ar é então soprado pela superfície da água causando alguma evaporação, o que resfria a corrente de água.


Toda esta informação pode ajuda-lo a comprar um aparelho ou um sistema condicionador de ar que melhor se adapte às necessidades da sua empresa. Assim mesmo, uma boa decisão pode ser tomada consultando também um representante técnico da STR.

Você gostou deste post? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.


Com informações:
eBay.com