O “Salone del Mobile”, na semana passada, foi visitado por mais de 3.000 compradores, varejistas, decoradores, arquitetos e outros que foram ver as últimas tendências das 1.363 marcas internacionais especializadas nesses produtos.

Mas, foi a periferia que atraiu os que estavam à procura de tendências não convencionais de ponta, onde centenas de pequenas exibições ofereceram uma visão concentrada do trabalho de designers experimentais e de produtores em pequena escala. Foi neste lado, talvez mais que na própria feira, que o pulso do design foi sentido.


Vamos ver 3 tendências desta recente semana do design.


1. Grande geometria

 
Vários designers estão explorando novas expressões de formas geométricas, acentuadas por uma grande mistura de coisas simples e de luxo. A Arts & Crafts & Design foi, inquestionavelmente, uma das melhores exibições fora do salão. Cada um dos doze objetos feitos à mão foi criado através de uma colaboração de um artesão suíço e um estudante da Escola Cantonal de Arte de Lausanne. A direção de arte foi do Studio Formafantasma.

Os destaques incluem a composição de vidro Natura Morta, a caixa de música Decrescendo e a enigmática lâmpada Eclipse.


2. Cores em destaque

 
Combinações de cores dramáticas e sofisticadas, além de padrões ousados permearam o “Fuori Salone”. Explosões de azuis elétricos, felizes rosas e acentos metálicos foram misturados a cores secundárias, evidenciando desde o vidro à cerâmica, a elementos têxteis e mais. As marcas do Memphis Group estiveram presentes em alusão à revolução pós-moderna dos jovens designers e a novos trabalhos de mestres como Alessandro Mendini.


3. Natureza que estimula

  
Esta foi talvez a tendência mais fresca que identificamos no “Salone”, uma celebração do mundo natural. Flores, uma miríade de suculentas apresentações e um grande número de lindos objetos inspirados em plantas. Dois destaques: Epífitos de Dossiofiorito, uma coleção de vasos cerâmicos brancos suspensos exibindo plantas e raízes e Planet Mirror do Boris Design Studio, emoldurado por uma borda de LED regulável e um suculento jardim automaticamente irrigado.

Você gostou deste post? O que achou destas tendências? Você está pensando em redecorar a sua casa? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.