Em primeiro lugar, vamos estabelecer que este artigo está sendo escrito para o leigo neste assunto. Em outras palavras, há uma maneira técnica para determinar o tamanho do condicionador de ar, que envolve conhecimento técnico e vários cálculos. Todavia, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento técnico sobre este assunto e, mesmo assim, é possível para o leigo ter uma boa ideia de como responder a pergunta do título.

Vamos ver como isto é possível.
   
Os condicionadores centrais de ar vêm em vários tamanhos, que são expressos em toneladas. Porém estas toneladas nada têm a ver com as unidades de peso. Esta tonelada é uma medida da capacidade de resfriamento de um aparelho condicionador de ar. Uma tonelada é a capacidade do condicionador de ar de resfriar 12.000 BTUs em uma hora. E o que é uma BTU (British Thermal Unit – Unidade Térmica Britânica)? A BTU é a quantidade de energia necessária para aquecer ou resfriar uma libra peso de água de um grau Fahrenheit. Logo, um condicionador de ar cuja capacidade é 1 tonelada aquece ou resfria de 1 grau Fahrenheit 12.000 libras peso de água por hora.

Em geral, os países de língua inglesa, principalmente os Estados Unidos, costumam exprimir as temperaturas em graus Fahrenheit, ao invés de graus Celsius como nós fazemos. A fórmula para conversão é a seguinte: °C = (°F – 32) / 1,8. Isto é, a temperatura em graus Celsius é igual à temperatura em graus Fahrenheit menos 32 dividida por 1,8.

 

Uma boa maneira de memorizar esta conversão é a seguinte: 16°C = 61°F e 28°C = 82°F.

Outra conversão necessária é a de libra peso (unidade comumente usada nos Estados Unidos) para kg. A fórmula de conversão é: 1 lb = 0,45 kg.
 
Os condicionadores centrais de ar disponíveis para residências geralmente variam de 1 a 5 toneladas e vêm em incrementos de ½ tonelada. Os aparelhos acima de 5 toneladas são geralmente considerados comerciais.
 

Se você tiver uma casa grande (maior que a média) e necessitar de um aparelho de 6 toneladas, nossa equipe técnica recomenda que você instale, por exemplo, dois aparelhos de 3 toneladas, ao invés de um aparelho de 6 toneladas. Se este for o seu caso, talvez valha a pena você também instalar um sistema de zoneamento.
 

Outro detalhe importante: o seu aparelho condicionador de ar não deve ser grande nem pequeno demais; se ele for grande demais vai resfriar a casa muito rapidamente e, ao atingir a temperatura desejada, digamos 20°C vai desligar automaticamente. Em seguida a casa começará a aquecer e o aparelho ligará de novo automaticamente. Estes ciclos alternados de liga e desliga várias vezes por dia irá gastar demasiada energia elétrica. Inversamente, se o aparelho for pequeno demais, vai ficar ligado praticamente o dia inteiro e, da mesma forma vai gastar muita energia elétrica.
 

Há então duas maneiras de fazer uma estimativa razoável do tamanho do condicionador de ar necessário para a sua casa.
 

A primeira delas é usar a clássica fórmula: área da casa em pés quadrados vezes 25, dividindo este valor do por 12.000, e, deste resultado, subtraindo-se 0,5.
 

A conversão de pés quadrados em metros quadrados é feita da seguinte maneira: Um pé quadrado equivale a 0,09290304 metros quadrados.
 

Vamos ver um exemplo: consideremos uma casa com área coberta total de 144 m2 (isto equivale a uma área de 12 metros de frente por 12 metros de fundo). Esta área em pés quadrados será 1.550 pés quadrados, de acordo com a fórmula acima.
 

Portanto, 1.550 x 25 = 38.750 
38.750 ÷ 12.000 = 3,23 
3,23 – 0,5 = 2,73
 

Portanto, você precisara de um aparelho condicionador de ar central de 3 toneladas.
 

É claro que não estamos considerando neste cálculo a qualidade do isolamento térmico das suas paredes, nem a quantidades de janelas existentes na sua casa, nem a altura do forro do seu teto.
 

A segunda opção é calcular a temperatura média do lugar onde você vive e usar uma tabela.
 

Finalmente, você pode consultar um técnico, que fará todo este cálculo para você e usará a experiência que ele já tem neste assunto.

Você gostou deste post? Você pretende instalar um condicionador central de ar em sua residência? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.