A Daikin Industries Ltd., fundada em 1924, é a líder no Japão na fabricação de condicionadores de ar e de refrigeradores, tendo uma participação de 25% desses mercados domésticos. A Daikin entrou também no negócio de condicionamento de ar para residências e, mais recentemente, na área de equipamentos hidráulicos a óleo e de fabricação de equipamentos computadorizados.


Como um grande fabricante de condicionadores de ar, a Daikin envolveu-se no desenvolvimento de produtos químicos como os líquidos refrigerantes (coolants) e agora enfrenta o desafio de encontrar substitutos para os agentes do grupo dos clorofluorcarbonos, responsáveis por parte do fenômeno conhecido como aquecimento global.


Na década de 80, com o enorme desenvolvimento da economia japonesa, a Daikin continuou crescendo e permaneceu como a líder indisputável do mercado doméstico japonês de condicionadores de ar. Foi nesta época que ocorreu o desenvolvimento do modelo “split” – dividir em inglês − (quando o compressor foi separado da unidade interna).


A Daikin é também a coinventora do sistema de condicionamento de ar conhecido como fluxo variável de refrigeração, ou volume varável de refrigeração.


Hoje, a Daikin é uma empresa multinacional e ocupa uma posição de destaque no mercado de condicionadores de ar, tanto residencial, como também comercial e industrial, em todo o mundo.


Outro aspecto importante a destacar são os aparelhos do tipo “Inverter”. E o que é a tecnologia Inverter? Inverter é um tipo de compressor capaz de ajustar a capacidade do condicionador de ar de acordo com a necessidade do ambiente. Ele ajusta mais rapidamente a temperatura ambiente à temperatura desejada, garantindo elevados níveis de conforto, com consumo de energia até 52% menor que os aparelhos tradicionais.


Além disso, esta tecnologia permite que o ruído do aparelho possa ser até 35% inferior ao dos aparelhos tradicionais, o que é muito interessante, especialmente à noite.

Mais uma vantagem é que o gás utilizado nestes aparelhos é ecológico, isto é, não altera as propriedades da camada de ozônio e, portanto, não contribui para o aquecimento global.

Dentre as marcas que usam esta tecnologia estão a Daikin, que já tem fábrica em nosso país e é a empresa que originalmente desenvolveu esta tecnologia.

Você gostou deste post? Você tem um condicionador de ar em casa? Se não tem, pretende comprar um, especialmente diante da impressionante onda de calor que atualmente nos atinge? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.