Os ácaros da poeira são, na realidade, carrapatos microscópicos que vivem em colchões, cobertas de camas, no estofamento de mobília, em tapetes e em cortinas. Eles são também frequentemente encontrados nos filtros de ar de condicionadores de ar domésticos e de automóveis. Estas criaturas são poderosos alergênicos e são responsáveis por muitos casos de doenças respiratórias.
 Estas criaturas se alimentam de detritos de pele morta descamada de pessoas e de animais de estimação, e crescem e se multiplicam bastante em ambiente quente e úmido.

É impossível elimina-los completamente, porém, é possível reduzir drasticamente o número de indivíduos seguindo algumas sugestões mencionadas a seguir.


1. Use um desumidificador ou regule o condicionador de ar para que a umidade relativa do ar dentro de casa fique limitada a 50%.


2. Envolva os seus colchões, travesseiros e almofadas com materiais impermeáveis à prova de alergênicos.


3. Lave todas as roupas de cama pelo menos uma vez por semana em água quente (temperatura entre 130 e 140°C). Dica: após acordar, arrume a cama somente depois de 1 hora, para evitar a proliferação de ácaros.


4. Substitua as roupas de cama de lã ou de penas de animais por análogos feitos com materiais sintéticos e brinquedos animais de crianças (pelúcia) pelos feitos com materiais laváveis. Dica: para eliminar totalmente os ácaros após a lavagem de brinquedos (ursinhos, etc.) de pelúcia, deixe-os no congelador (freezer) por pelo menos 8 horas.


5. Substitua, se possível, os carpetes em dormitórios por revestimentos como assoalhos de madeira (carpete de madeira) ou pisos frios, como porcelanato, por exemplo.


6. Use um pano úmido para tirar o pó, nunca use pano seco ou vassoura, pois estes últimos só servem para agitar os ácaros e os demais alergênicos.


7. Use um aspirador de pó que tenha um microfiltro de camada dupla, para reter os ácaros e os demais alergênicos e use uma máscara ao usar o aspirador de pó, além de ficar fora da área aspirada durante pelo menos 20 minutos.


8. Finalmente, se você tiver condicionador de ar em casa e no carro, troque o filtro de ar pelo menos uma vez por mês.


Essas recomendações são do National Institute of Environmental Health Sciences dos Estados Unidos e foram adaptadas para o Brasil.


Você gostou deste post? Você sabia da existência dos ácaros? Você já adota ou irá adotar alguns ou todos estes procedimentos sugeridos? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.