Este verão, que está em pleno andamento, está sendo provavelmente um dos mais quentes e secos da história, desde que as medições de temperatura, umidade do ar, nível pluviométrico, etc. têm sido feitas.

Na segunda-feira, 19 de janeiro de 2015, a temperatura máxima em São Paulo foi 36,5°C, recorde histórico. Consequentemente, as buscas brasileiras feitas no Google por condicionadores de ar aumentaram estrondosamente neste período, o que faz prever uma venda recorde desses aparelhos.

Segundo o site Canaltech, a busca por esses aparelhos no site, em todo o Brasil, atingiu o valor máximo de 100 na escala do Google Trends. Em janeiro de 2014 o resultado foi de 62 pontos. Para ter uma ideia de como o termo ganhou destaque, desde que o monitoramento começou a ser feito, em 2004, as buscas por "ar condicionado" cresceram em quase todos os anos na comparação entre os meses de verão, época em que esse tipo de pesquisa é mais frequente.

Outros termos bastante procurados na época foram "ventilador" e "cerveja", este último presente na lista dos termos mais buscados pelos usuários brasileiros desde 2004.

Além da procura recorde por "ar condicionado", os brasileiros também parecem estar de olho num possível racionamento. Segundo o Google Trends, a busca por "falta de energia" atingiu seu maior índice, três vezes maior que as pesquisas sobre "economia de energia". Parece que os cidadãos brasileiros estão preocupados com falta de energia, mas pouco pesquisam sobre maneiras de economizá-la.


https://www.google.com.br/trends/explore#q=ar%20condicionado&geo=BR&cmpt=q&tz=

 Por outro lado, no dia em que tivemos o recorde de temperatura em São Paulo, houve em 10 estados do Brasil, principalmente no centro-sul, e inclusive no Distrito Federal, um apagão, que durou várias horas.

Assim sendo, as evidências mostram grande interesse em condicionadores de ar, em ventiladores e em cerveja (certamente bem gelada), como as principais formas de combater o calor excessivo.

Como as notícias também mostram, grande parte da população está procurando as praias nesta época de férias escolares.

Você gostou deste post? Você tem um condicionador de ar? Se não tem, pretende comprar um, ou vai ficar no ventilador? Se você vai comprar um condicionador de ar, que tipo está pensando comprar? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Canaltech Hoje em Dia
Folha de S. Paulo
Google Trends