Este projeto foi desenvolvido por Carlo Ratti, da Carlo Ratti Associati, um arquiteto e designer italiano, para oferecer um sistema de resfriamento eficiente em termos do gasto de energia e de água, destinado a regiões de clima tropical ou desértico.

Ele foi recentemente apresentado nos Emirados Árabes, em Dubai.

Este sistema irá se encaixar bem em nosso país, pois, o nosso clima tropical está se tornando desértico e a economia de energia e de água vem bem a calhar!

Este sistema, que é fixado no teto dos ambientes, poupa energia e água porque ele tem sensores que o acionam apenas quando eles detectam uma pessoa passando por baixo dele.


Assim sendo, quando uma pessoa passa por baixo dos tubos instalados no teto, uma névoa fria a acompanha enquanto ela passeia pelo ambiente. O ponto elegante do sistema é que, quando a névoa é nebulizada, ela é iluminada por luz LED e a nuvem fica colorida.

O resfriamento por evaporação já é usado há muito tempo. Um exemplo desse princípio pode ser visto em ação na churrascaria que funciona dentro do E. C. Pinheiros em São Paulo.

Este sistema é mais eficiente em termos energéticos que o condicionamento de ar tradicional, disse o designer Carlo Ratti, que é também diretor do laboratório Senseable City Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology): “Isto é baseado na geração de uma nuvem (uma névoa), que resfria o ar em volta de uma pessoa à medida que a névoa evapora”.


“Nos sistemas tradicionais, muita energia é gasta para resfriar espaços que não estão sendo ocupados” diz Ratti. “O nosso projeto foca em resfriar as pessoas que estão num determinado ambiente, ganhando assim outra magnitude, em termos de eficiência”.

Os jatos de névoa são emitidos por uma série de tubos montados no teto. Estes nebulizadores são controlados por uma série de sensores ultrassônicos embutidos nesta estrutura, que detectam pedestres interpretando os ecos de ondas sonoras de alta frequência. Os dados são então enviados a um sistema central de controle, que dispara as hidro válvulas e as luzes LED no local onde a pessoa foi detectada.
Cloud Cast instalado no Museu de Serviços Governamentais do Futuro em Dubai
Você gostou deste post? Você acha que este sistema pode ser uma boa alternativa para o nosso país? Se o sistema estivesse disponível hoje, você o compraria? Você o instalaria na sua residência, no escritório, ou em ambos os lugares? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
dezeen.com

discovery.com