Poluentes e clima seco contribuem para as mazelas…

Nariz escorrendo, espirros, olhos lacrimejando o tempo todo, tosse… Esses são os sintomas de algumas doenças respiratórias. Mas engana-se quem acredita que é apenas no frio que esse males surgem em larga escala na população. Um estudo aponta que o verão também contribui e muito para a propagação de doenças nas vias respiratórias. 

A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), comprovou que o acúmulo de partículas e gases hostis lançados na atmosfera, são os principais impulsionadores das doenças oriundas da respiração. O clima quente e seco também funciona como um meio facilitador das doenças preexistentes.

A equação é a seguinte: a poluição + o clima seco + as altas temperaturas = aumentam o índice de infecções respiratórias e pneumonias.

A comprovação veio da seguinte maneira: foi avaliada a relação entre a concentração diária de poluentes na atmosfera emitidos pelos carros na cidade de São Paulo e número de consultas diárias realizadas no serviço de emergência do Hospital São Paulo, ligado à Unifesp. 

O resultado é o seguinte:

  • Em três anos: 177.325 casos foram analisados.
  • Dentre eles, 137.530 atendimentos foram por doenças respiratórias.
  • As doenças mais comuns foram: infecção de vias aéreas superiores, como sinusite, faringite, e amidaglite, somam 72% das admissões. Gripes em geral 12%; pneumonia 9% e asma 7%.
  • A faixa etária mais atendida foi o de menores de 13 anos.
  • O segundo maior grupo atendido foi o de 40 a 65 anos.
  • O aumento de poluentes e sua associação com a gripe, foi muito alta entre jovens de 13 a 19 anos e idosos maiores de 65 anos. 

O estudo, embora realizado em São Paulo, pode servir como parâmetro para outras capitais que, apesar do aumento significativo da umidade do ar nessa época do ano, ainda terá dias muito quentes e secos intercalando com os de chuvas intensas — mais um fator agravante para a disseminação das doenças respiratórias.

A STR Ar Condicionado, é uma empresa que trabalha com linhas e marcas especiais que unem o melhor dos dois mundos: o conforto de resfriadores, mas que pensam na saúde de seus clientes. Nos dias de hoje, muitos modelos são preparados para diminuir a propagação de doenças respiratórias, unindo tecnologia de ponta e um serviço de qualidade. Além disso, oferecemos umidificadores de ar  — importantes para dias secos.

Com informações: Saúde da Mulher