Baixa umidade contribuiu para o calorão 

Ontem, 21 de dezembro, começou oficialmente o verão no calendário astronômico. E para os meteorologistas, essa pode ser a estação mais quente em muitos anos, desde que se é feito o levantamento das temperaturas. Em 2014, o calor bateu recordes em diversos estados brasileiros, inclusive influenciando diretamente na seca que assola o sistema de abastecimento de água em São Paulo.

Como se caracteriza o verão? 

A estação conhecida como a mais quente se define quando o movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital são diretamente responsáveis pela variação de energia solar que chega até a superfície da Terra durante o ano (no caso do verão, maior radiação solar). Essa diferença entre períodos da recepção da radiação solar determinou quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

Sucedendo a primavera e antecedendo o outono, o verão ocorre no Hemisfério Norte entre 21 de junho a 23 de setembro e no Hemisfério Sul entre 21 de dezembro a 20 de março. O calor característico da estação acontece porque uma porção da Terra está ligeiramente mais próxima do Sol, inclusive ampliando os dias e, consequentemente, diminuindo as noites. Por essa razão, muitos países adotam o polêmico horário de verão, na intenção de pegar carona nesses dias mais longos e economizar energia elétrica. Outra característica da estação é a ocorrência de chuvas e temporais, afinal, a evaporação das águas aumenta em razão do calor. 

2014 e o recorde de calor

Uma notícia que só confirma o que foi refletido na seca que predominou grande parte do ano em São Paulo, é que a cidade teve o mês de fevereiro mais quente já registrado desde 1943, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura máxima de 36,4°C registrada no dia 7 de fevereiro de 2014 foi o recorde para o mês em 71 anos.

O dia 17 de outubro deste ano bateu todos os recordes é considerado o dia mais quente registrado na cidade desde 1943, quando começaram as medições. Foram 37,8ºC. Esse registro ainda não levou em conta os meses de novembro de dezembro. Numa lista entre outras 10 maiores temperaturas registradas historicamente na cidade, seis dias de fevereiro de 2014 aparecem na lista. É impressionante.

O importante é se preparar para a nova onda de calor que promete ser intensa. A STR Ar Condicionado trabalha com linhas de refrigeração e umidificadores que contribuem para o conforto e saúde das pessoas. Confira os produtos especiais aqui.

Com informações: Climatempo, Brasil Escola