Sucesso para estabelecimentos, também pode ser usado em casas

Sabe aquela rajada de vento fresco que você recebe quando entra em algum shopping, supermercado, banco, farmácia, etc? Não, não se trata de um ar condicionado usado somente para isso. A invenção que melhora o humor de qualquer um nos dias quentes é a cortina de ar. Apesar de ser mais comum em ambientes grandes com grande rotatividade de pessoas, ela também serve para residências. Mas você sabe como funciona uma cortina de ar?


A cortina de ar tem um objetivo básico de não deixar que o ar quente da rua se misture com o ar fresco ou frio de dentro de casa ou do estabelecimento. Para isso ele fica ventando de cima para baixo, geralmente em cima de portas e janelas, criando uma barreira invisível. A refrigeração vem como uma forma de expansão do ar condicionado e climatizadores, evitando que o ar quente de fora do ambiente faça a potência desses dois se retardar. Ou seja, funciona como um escudo que evita o desperdício do ar frio criado pelo ar condicionado.

Evitando essa troca de calor entre os dois ambientes, a cortina de ar consegue manter a temperatura ambiente que climatizadores e ar condicionados oferecem. O fato de ser mais comum em comércios é por causa da maior circulação de pessoas, o que torna impossível manter a porta fechada por muito tempo (algo que prejudicaria a utilização dos refrigeradores). Outra qualidade da cortina de ar é que ela ajuda no controle de entrada de insetos, poeira, fumaça e odores desagradáveis. Por isso, também é uma boa solução para uso doméstico.

Em tempos de temperatura seca, falta de água, manter as portas e janelas fechadas o tempo todo pode ser prejudicial à saúde. A cortina de ar contribui para que o ambiente continue arejado e fresco. Para ambientes comerciais, seu sucesso se deve à contínua rajada fresca de vento, que melhora o humor de qualquer um e dá uma sensação de prazer ao cliente quando entra no local— sendo refletido nas compras. Vale lembrar que o aparelho não substitui o ar condicionado, climatizadores ou ventiladores. 

Veja alguns benefícios da cortina de ar:
  • São equipamentos de fácil instalação que não precisam de nenhuma alteração do ambiente;
  • Protege contra o vento e a umidade;
  • Mantém cerca de 80% de isolamento térmico, mesmo com portas e janelas abertas;
  • Permite o tráfego livre de pessoas (importante para qualquer comércio - já que as portas podem ficar abertas);
  • Protege ainda contra o vento, poeira, insetos e odores;
  • Consegue economizar até 35% de energia elétrica, pois evita que o ar condicionado trabalhe na sua capacidade máxima (o que ajuda na prolongação da vida útil dos aparelhos);