Umidificadores de ar podem ser uma ajuda e tanto

Crise no abastecimento de água, promessa de racionamento, seca. O ano de 2014 nem terminou, mas muitos desejam esquecer o que tem ocorrido com o clima. A região metropolitana e parte do interior, abastecida pelo Sistema Cantareira, tem sofrido com a falta de água. Medidas foram impostas, desde revezamento de água em algumas regiões, até o oferecimento de desconto na conta de quem economizar. 

A água é o bem natural mais importante para a vida na Terra e constituí 70% do corpo humano. Ela é necessária para: a hidratação do organismo; o transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo; para a excreção de produtos resultantes do metabolismo, depois de uma filtragem pelos rins; serve como solvente para todas as reações do corpo; regula a temperatura corporal através do suor e facilita a digestão; entre outros. 

Umidificando o ambiente

Além disso, a água é encontrada no ar. O ar quando apresenta uma umidade abaixo dos 60% já pode desenvolver mazelas para o corpo. Quando abaixo dos 30%, a defesa civil decreta estado de atenção, abaixo dos 20%, é decretado estado de alerta. O ar seco é responsável pela desidratação das mucosas do nariz, garganta e faringe, e pode levar à inflamação. Pessoas com problemas respiratórios como renite, faringite, sinusite e asma, devem ficar atentas, pois o ar seco intensifica os problemas. Também pode causar sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

O período em que a umidade do ar diminui é durante as estações inverno e primavera, quando chove menos em diversas regiões do Brasil. Segundo o Inmet, as áreas mais afetadas são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste de São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Tocantins, oeste da Bahia e sul do Pará. Com o fim do inverno, é aguardado que volte a chover com mais regularidade, melhorando a umidade do ar e a situação dos reservatórios, porém, existe outras formas de hidratar o organismo ou qualificar o ambiente em casa.

Veja algumas dicas:

Para respirar

Umidificadores de ar: usados com moderação podem auxiliar na saúde dos portadores de doenças respiratórias, além claro, de evitar essas doenças em pessoas saudáveis. Na STR Ar existe uma boa variedade de opções com preços acessíveis que podem ser um bom investimento para quem se preocupa com a saúde. Veja os produtos disponíveis aqui

Ar condicionado: apesar de lembrados apenas no verão, o ar condicionado também possui uma infinidade de intensidades. Ele pode ajudar a arejar locais que não possuem janelas ou em dias sem vento. Recomenda-se adicionar um balde de água ou um pano úmido no ambiente para uma ação mais eficaz de umidificação do ar, se feito dessa forma. A STR Ar também possui uma grande diversidade desses aparelhos prontos para os momentos de seca ou de calor. Confira aqui.

Para beber

Água de coco: O líquido é rico por conter vários nutrientes, além de conter vários eletrólitos (responsáveis pela recuperação da perda de minerais) como sódio, potássio, fósforo e cloro. É ótimo para reposição de água perdida em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras. 

Suco de frutas: Ricos em vitaminas e minerais, os sucos naturais de frutas são importantes para repor hidroeletrolíticos. Além disso são altamente refrescantes, oferecendo de forma prazerosa energia. Apesar disso, não devem ser tratados como substitutos da água. 

Com informações: G1, Mais Equilíbrio, Instituto Hidratação e Saúde, Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura.

Por: Ivan Monteiro