O outono chegou oficialmente no Brasil no dia 20 de março de 2014. A estação que combina um clima fresco e agradável com temperaturas amenas e diminuição da chuva. Estação é de transição, com frentes frias regulares, como uma preparação para o inverno.

De acordo com os meteorologistas, o outono terá mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul. Haverá diminuição das chuvas em grande parte do país, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 milímetros, no extremo norte das regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. A previsão é de que haja mais chuvas no norte de Amazonas, Pará, Acre e no Nordeste do país.

Nas regiões Sul, Sudeste e parte da região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a marcas abaixo de 10ºC nas regiões serranas. No Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas, com mínimas variando em 22ºC e máximas de 30ºC a 32ºC.

Na teoria é assim, mas na prática nada tem sido muito regular. Em um mesmo dia, parece que temos todas as estações ao mesmo tempo. É preciso sair de casa com os óculos escuros, blusinha de manga longa e um guarda-chuva para a hora do imprevisto.

Outono é a estação das colheitas, com os produtos cultivados já bastante desenvolvidos e frutos maduros. É época de saborear alimentos da estação, como o figo e as castanhas, altamente energéticos, e o milho, uma boa fonte de fibras.

É importante manter uma alimentação saudável, já que nesse período são mais comuns as doenças pulmonares e as enxaquecas, em virtude do nevoeiro e do céu nublado que não ajuda a dispersar a poluição. Além disso, os dias mais frios podem fazer com que as pessoas de mais idade sintam dores nas articulações, e o reumatismo e a artrose tendem a ser mais frequentes.

Nesse período, também ficamos mais carentes de Vitamina D, devido à tendência de dias mais nublados. Por isso, aproveite o sol do outono, já que os raios solares nesta época do ano são menos nocivos à pele. Mas não deixe de usar protetor.

Para manter um ambiente agradável em sua residência ou escritório, usufrua da tecnologia dos aparelhos de ar condicionado que possuem as opções quente/frio. Assim você poderá decidir qual temperatura ficará mais propícia para essa estação climática de transição verão-inverno.

Conheça os aparelhos disponíveis em nosso site www.strar.com.br e escolha o seu com a tecnologia de ar quente e ar frio para este outono.

*Com informações do Portal G1 e Jornal Zero Hora