Por DAVID NING

Ter um condicionador de ar pode aumentar significativamente os custos dos seus aparelhos durante o verão. Já se foram os dias de abrir as janelas e aguentar o calor. As casas são geralmente construídas com condicionador de ar central, a não ser que você tenha a sorte de viver num clima frio e seco durante todo o ano. Se você quiser economizar algum dinheiro e ainda aproveitar o seu condicionador de ar, a seguir estão algumas ideias.

Unidades montadas nas janelas

Ao contrário da opinião popular, o maior nem sempre é o melhor, quando se tratar de condicionadores de ar. Calcule a metragem quadrada (área) do cômodo antes de comprar, mas leve em consideração os tetos que forem mais altos do que o normal e a quantidade de iluminação solar que entra pelas janelas. Um aparelho maior requer mais energia elétrica para funcionar.

Se houver um ventilador no cômodo, use-o mesmo quando o condicionador de ar estiver ligado. O ventilador ajuda o ar a circular no cômodo, resfriando-o mais eficientemente. Além disso, o ar circulante dá uma maior sensação de resfriamento que o ar estacionado, portanto você se sentirá confortável, mesmo se a temperatura estiver mais alta.

Como economizar com um aparelho central de condicionamento de ar

Uma alternativa brasileira é o selo Procel. O Selo Procel é um instrumento promocional do Procel, concedido anualmente, desde 1994, aos equipamentos que apresentam os melhores índices de eficiência energética dentro da sua categoria. Sua finalidade é estimular a fabricação nacional de produtos mais eficientes no item economia de energia, e orientar o consumidor, no ato da compra, a adquirir equipamentos que apresentam melhores níveis de eficiência energética. O Selo Procel é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, com sua Secretaria-Executiva mantida pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás e que tem por objetivo diminuir o consumo de energia elétrica. (Fonte: Wikipedia).

Mantenha o aparelho sem os detritos das plantas e dos arbustos. Isto faz os ventiladores externos funcionarem suavemente, diminuindo o desgaste e otimizando a eficiência. Cubra o aparelho durante os meses frios para protegê-lo das folhas, da neve e de outros materiais.

Sugestões gerais para diminuir os custos com o condicionador de ar

Comprar um bom aparelho, do tamanho adequado para o seu cômodo ou casa, é o primeiro passo para economizar. Para qualquer tipo de aparelho, a limpeza é extremamente importante para se obter a máxima eficiência. Os filtros podem estar localizados na frente de um aparelho para janelas, ou nos dutos de um aparelho central. Limpe-os regularmente para garantir uma boa circulação de ar.

Nota do editor: eu tenho repetidamente visto aparelhos com filtros muito sujos. Esses filtros, sob uso normal, devem ser trocados duas vezes por ano e, não fazer isto, diminuirá a via útil do condicionador de ar e aumentará e sua conta mensal de energia elétrica. Eles são fáceis de trocar e, portanto, troque-os, se você não faz isto há algum tempo.

Feche as portas

Se você tiver um aparelho para janelas, ele deve resfriar apenas um cômodo; portanto, feche as portas para evitar sobrecarregar o condicionador de ar. No caso de um aparelho central, pense em fechar as saídas de ar e fechar as portas dos cômodos que normalmente não precisam ser resfriados. Quanto menos o aparelho precisar resfriar, menos energia elétrica ele vai usar.

Use plantas verdes para deixar o calor do lado de fora

Use cortinas e plantas verdes para diminuir a quantidade de energia solar passiva que você precisa combater. Árvores e arbustos do lado e fora da casa resfriam a parte externa, diminuindo o calor do lado de dentro. Cortinas evitam a luz do sol durante os meses mais quentes e podem ser abertas nos mais frios, diminuindo também os custos de aquecimento.

Instale um ventilador geral na sua casa

Considere a possibilidade de instalar um ventilador geral na sua casa. Esses ventiladores fazem um grande trabalho, movendo o ar em toda a casa. Na minha casa, eu uso este ventilador durante todo o verão, puxando o ar frio do porão e gerando uma brisa leve pela casa. À medida que as temperaturas diminuem no anoitecer, a casa fica agradavelmente mais fria.

Ter um condicionador de ar e economizar dinheiro pode parecer uma tarefa impossível, mas com um pequeno esforço você pode diminuir dramaticamente as suas despesas.


Fonte: Moneyning

Edição e Tradução: Fernando B. T. Leite