As utilidades estão se tornando parte da família, pesando em cada introspecção e ajudando tarefas como cozinhar e lavar roupa.

As redes domésticas que aceitam itens como lâmpadas, termostatos e fechaduras inteligentes, com conexões através da internet e poder de computação, estão entre as tendências em destaque no Consumer Electronics Show (CES), em português Mostra de Artigos Eletrônicos para Consumidores, que termina nesta sexta-feira.

Os titãs sul-coreanos de utilidades domésticas LG e Samsung estão presentes com sistemas que permitem que as pessoas se comuniquem com equipamento doméstico.

“Nós estamos enviando mensagens de texto aos nossos amigos durante todo o dia. Por que não fazer a mesma coisa com o condicionador de ar ou com o aspirador a vácuo”? perguntou o treinador nacional de produtos LG, Randy Overton, no espaço da empresa na mostra CES.

“O seu refrigerador pode lhe dizer o que tem dentro dele, ou o seu equipamento da cozinha pode lhe avisar, através de uma mensagem de texto, que o assado está quase pronto”.


A LG revelou um sistema de chat doméstico, que permite que as pessoas enviem mensagens de texto para utilidades na sua língua natural e recebam respostas numa atitude de uma brincadeira leve. “Isto é sobre manter-se em contato e fazer isto de maneira um pouco mais divertida”, disse Overton. “É dessa forma que funciona a tecnologia”.

As utilidades domésticas da LG que podem ser sincronizadas à rede incluem uma lavadora, um fogão, um refrigerador e um aspirador a vácuo robótico. O refrigerador pode enviar mensagens de texto ao seu dono quando a comida está a um dia ou dois de estragar, ou responder a perguntas como “quanta cerveja ainda sobrou”?

“O HomeChat permite que você experimente falar com as suas utilidades domésticas”, disse o chefe de tecnologia da LG, Skott Ahn. O refrigerador tem uma biblioteca de receitas para ajudar a descobrir maneiras de preparar o que está dentro dele. Manter o controle sobre a comida requer fornecer ao refrigerador dados sobre os itens que entram ou que saem dele.


A Samsung Eletrônica lançou a Casa Inteligente (Smart House), um serviço para controlar a sua TV inteligente, as utilidades domésticas e os smartphones. Este serviço deve estar disponível nos dispositivos Samsung na primeira metade deste ano. “Nós estamos trazendo a nossa capacidade, como o fabricante número um de dispositivos inteligentes, para tornar hoje a casa conectada uma realidade para os consumidores”, disse o presidente da Samsung Media Solutions Center Wonpyo Hong. O sistema integra os smartphones Samsung, utilidades domésticas, câmeras e mesmo relógios inteligentes Galaxy Gear, de acordo com a potência eletrônica.

De acordo com a Samsung, os recursos que estão sendo lançados incluirão deixar as pessoas usar smartphones ou aparelhos de televisão para ligar condicionadores de ar, acender luzes e mais. As pessoas também serão capazes de ver, em tempo real, a situação de utilidades domésticas, através de câmeras internas. “Este serviço será gradualmente ampliado para incluir produtos adicionais da Samsung, como também dispositivos e utilidades de outros fabricantes”, disse a Samsung num comunicado à imprensa.

Overton da LG disse que se espera para dentro de alguns anos um padrão universal para a comunicação com as utilidades domésticas, mas que isto vai acontecer.

Fonte: Gadgets NDTv

Edição e Tradução: Fernando B. T. Leite