Por Christian Zibreg

Neste ano, o Consumer Electronics Show – CES (Mostra de Aparelhos Eletrônicos para o Consumidor) está ocorrendo atualmente em Las Vegas e, embora a Apple não esteja entre os exibidores, a sua influência pode ser sentida de muitas maneiras diferentes. A mostra parece ter marcado o início da era de tudo controlado pelo iPhone, desde os últimos robôs de Parrot (e outros brinquedos controlados pelo iOS) e a primeira escova de dentes do mundo conectada a um aplicativo, até um sistema inteligente de rastrear o sono por Withings, para mencionar algumas coisas.

Um fabricante chinês chamado Haier anunciou ser o primeiro vendedor de aplicativos do mundo a ser rotulado com um certificado que tem o logo Apple’s Made for iPhone (MFi) [feito pela Apple para o iPhone], que garante que os seus acessórios atendem os padrões de exatidão da Apple, em termos de qualidade e de desempenho.

O primeiro produto da Haier que levou o logo MFi é um condicionador de ar inteligente apelidado Tianzun, controlado por um iPhone, por um toque no iPod, ou um por um dispositivo iPad...

Um comunicado declara que os consumidores serão capazes de completar os procedimentos de configuração num aplicativo que conecta o seu condicionador de ar a uma rede local Wi-Fi.

A demonstração ao vivo mostrou que o condicionador de ar da Haier pode ser conectado automaticamente ao telefone e que o usuário pode configurar diretamente os parâmetros do condicionador de ar sem necessidade de registro, de senha de configuração, ou de quaisquer outras operações complicadas e que tomam tempo, quando conectado ao WiFi.

Eles estarão lançando, no decorrer do tempo, aparelhos inteligentes rotulados MFi, inclusive aquecedores de água, fornos, utilidades domésticas inteligentes e outros.

E você pode se perguntar qual é a causa de tanta agitação?

Como a Haier é até agora a única empresa de aparelhos que foi autorizada pelo programa MFi da Apple, outros vendedores devem seguir o exemplo. E isto será um real benefício para a iniciativa da Apple, que, até hoje, estava confinada aos acessórios do iPhone, como carregadores, alto-falantes e, ultimamente, 7 controladores de jogos iOS.

Além disso, o MFi é um bom diferenciador de mercado para vendedores certificados (autorizados).

Os padrões de teste da Apple são muito rigorosos – a empresa tipicamente exige garantias confiáveis do projeto do produto, da qualidade, do desempenho, da facilidade de uso e da compatibilidade.

“Uma vez autorizados e certificados, os fabricantes de produtos eletrônicos e as empresas de projetos ganham competitividade como líderes mundiais em inovação de produtos, qualidade e experiência do usuário”, declara a Haier.

De onde você olhar, faz muito sentido usar os nossos dispositivos com iOs para controlar geladeiras, fornos, lavadoras e outras utilidades domésticas inteligentes.

A automação do lar está caindo de madura e o dispositivo, os serviços e o software da Apple podem desempenhar um papel chave para fazer isto acontecer.


Fonte: idownload blog

Edição e Tradução: Fernando B. T. Leite