Em profundidade, limpando, ajardinando e tomando banho! Faça a sua casa ficar conectada.

Por John Brandon

O sonho de ter a casa conectada definitiva pode às vezes tornar-se um pesadelo. Um complicado processo de configuração, instaladores profissionais com preços exorbitantes e uma estrutura desconectada podem significar passar horas para conectar um interruptor de luz ao seu roteador.

Como acontece com muitos avanços tecnológicos, as verdadeiras inovações são frequentemente únicas e funcionam melhor coletivamente.

Estas engenhocas são fáceis de instalar e de conectar ao seu telefone ou computador. Interruptores de luz, aparelhos e mesmo o seu jardim estão ao alcance de um simples clique.

1. O nerd das colheitas HarvestBot SensorStation


Agora um projeto Kickstarter, este sensor de jardim aponta para o futuro da casa conectada com uma pequena engenhoca à prova d’água, colocada no solo. Ela mede a água, a temperatura do ar, a umidade, a intensidade da luz e a umidade do solo, para ajuda-lo a tomar decisões sobre regar e cuidar do jardim.

Sensores conectados a uma BaseStation (estação básica) fornecem informação para a rede e para dispositivos móveis. Como qualquer aparelho para uma casa conectada, que vale a pena, o sistema Harvest Geek (nerd das colheitas) pode também enviar alertas sobre as condições do tempo, tais como um dia de sol aberto, quando o seu jardim irá precisar de mais água.

2. Estilo de vida Ford MyEnergi


Uma tendência importante: o carro agora está se tornando uma parte integrante da sua casa conectada. Nos Estados Unidos, a Ford começou, junto com a Georgia Tech, testar um conceito chamado meu estilo de vida MyEnergi.

Tudo começou com um modelo de computador: os engenheiros descobriram que usando um carro elétrico Ford C-MAX Energi, junto com produtos das empresas Eaton, Whirlpool e Nest, um proprietário de uma casa poderia economizar até 60% em custos de energia elétrica e cerca de 9.000 kg de CO2 (uma redução de 55%). Os participantes, a serem selecionados logo, usam um aplicativo para dispositivos móveis que reconhece a sua casa e que pode, automaticamente, usar o modo Value Charge (Preço da Carga Elétrica) para escolher as tarifas mais baixas.

3. Sistema Vivint para toda a casa


Um poderoso sistema de automação para toda a casa, o Vivint, tem um sistema principal de controle para a segurança da casa e a temperatura, mas a rede e aplicativos para iPad fornecem um controle sem precedentes. Você pode usar um modo como o “Economizador Agressivo de Energia” para diminuir automaticamente o aquecimento no meio do dia, e durante a noite.

Há regulagens que permitem que, num clique, você mude rapidamente a inclinação de uma câmera situada numa bandeja, para olhar pela janela. E um sistema original para trancar a sua porta significa que você pode trancar uma porta da sua casa e deixar que o Vivint tranque todas as outras automaticamente.

Uma característica interessante é que o Vivint usa equipamentos da Alarm.com e da D-Link para uma automação mais unificada. No momento, isto está disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá, mas nós esperamos que o fabricante esteja planejando atingir brevemente o mercado mundial.

4. Lavadora de pratos inteligente Whirlpool


Esta lavadora de pratos totalmente automatizada e conectada WDL785SAAM da Whirlpool usa uma tecnologia chamada 6th Sense Live (sexto sentido vivo). Você pode ativar remotamente ciclos de lavagem usando a rede ou um aplicativo para dispositivos móveis.

O sistema Energy Adviser (Consultor de Energia) mostra exatamente quanta energia o aparelho está usando, de modo que você pode ajustar o tempo de uso para pagar menos energia elétrica. Você pode também verificar o tempo total de uso do aparelho e verificar programações de manutenção.

O aplicativo ainda permite que você saiba quando os pratos estão limpos. O controle remoto usa Wi-Fi, mas as características do consumo de energia requerem um painel inteligente na sua casa.

5. Inteligência doméstica Nexia


Uma das melhores características deste sistema de smartphone é que você pode instalar os componentes pessoalmente. A Nexia Home Bridge (A Ponte Doméstica Nexia) é conectada ao seu roteador já existente.

Você junta dispositivos como sensores de portas, termostatos, trancas da porta da frente, módulos de aparelhos e câmeras de segurança apertando um botão “plus” na ponte.

Todos os componentes estão disponíveis para controle num aplicativo da rede ou usando aplicativos para iOS ou Android (telefones celulares e tablets). Para instalar um sensor, você pode usar um material adesivo colocado na sua porta ou numa janela, o que significa sem complicações.

6. Interruptor de luz Belkin WeMo


Muitos sistemas de automação de casas como o Vivint usam o protocolo Z-Wave (onda Z), que mantém uma conexão estável quando você instala vários aparelhos. (Eles se ligam entre si, para criar uma união mais forte) O interruptor de luz Belkin WeMo fica conectado ao roteador do seu Wi-Fi já existente e permite que você ligue ou desligue as luzes através de um aplicativo.

Diferentemente de muitos kits de automação de casas, que não ficam diretamente ligados à corrente elétrica da sua casa, este interruptor substitui um interruptor de luz já existente. A instalação é fácil, mas assegure-se de haver cortado a luz antes de fazê-la. Você pode então programar para que as luzes liguem e desliguem e programar gatilhos usando outro detector de movimento WeMo no mesmo cômodo.

7. Estação meteorológica conectada Netatmo


Este kit meteorológico doméstico inclui dois sensores (um para o interior e outro para o exterior da casa), que monitoram a temperatura e a qualidade do ar.

Você pode baixar um aplicativo para iOS ou Android (para smartphones ou tablets) para ver um rápido relatório sobre a temperatura interna e externa, a qualidade do ar, os níveis de monóxido de carbono, a umidade, a pressão barométrica e várias outras leituras que o ajudarão a monitorar a sua casa.

Os aplicativos podem ser configurados para enviar alertas quando o Netatmo sentir um nível de perigo na qualidade do ar ou nos níveis de monóxido de carbono. Você pode também ver um relatório sobre as variações num dado período e compartilhar relatórios em redes sociais.

8. Netgear VueZone



Este pequeno sistema de vídeo de segurança é muito fácil de configurar. Há uma ponte incluída de Wi-Fi para o seu roteador. Você coloca as câmeras perto da ponte e as liga.

Elas se sincronizam automaticamente e a bateria substituível dura seis meses. As câmeras, cujo tamanho é de aproximadamente dois polegares, mandam sinais para um suporte redondo que adere a qualquer superfície.

Você pode interligar até 15 câmeras, ver o vídeo em dispositivos que usam Android ou iOS e ainda receber um e-mail quando as câmeras detectarem um movimento. Neste ponto, você pode ver um vídeo clip de 10 a 40 segundos.

9. Detroit Electric SP:01


Disponível no outono, este admirável carro esportivo curvilíneo elétrico (agora sendo desenvolvido por engenheiros na Grã-Bretanha) tem um benefício interessante para os donos de casas. O carro roda aproximadamente 180 km com uma carga, o que ajuda a reduzir as emissões de carbono quando você vai para o trabalho.

Mas, quando está em casa, ele pode funcionar como um gerador de reserva para uma emergência. Na falta de energia elétrica na sua área, o carro percebe automaticamente uma mudança no painel inteligente e pode fornecer energia elétrica para aparelhos, aquecimento e luzes durante um período de aproximadamente 24 a 48 horas.

Este carro também pode ser altamente conectado, oferecendo aplicativos que podem ser usados para monitorar os níveis de carga e até para ajustar a carga com base nos preços mais baratos.

10. Aquecedor de chuveiro Kohler Moxie + alto-falante sem fio


Nós cobrimos a garagem, a sala de estar e até o jardim. E o chuveiro? Este aquecedor de chuveiro Bluetooth o conecta ao seu smartphone ou tablet para tocar música.

O alto falante fica encaixado no chuveiro por um imã e, portanto, é fácil de instalar e de retirar para ser carregado. Qualquer dispositivo Bluetooth pode tocar música, inclusive smartphones e tablets que usam Android ou iOS. Você também pode retirar o alto falante e usa-lo em qualquer cômodo da casa.

Fonte: Techradar

Edição e Tradução: Fernando B. T. Leite