Um vazamento de água num condicionador de ar pode ser confuso. O processo de desumidificação do condicionador de ar frequentemente causa alguma condensação, mas juntar ou vazar água é diferente. Há poucas coisas que podem causar um vazamento assim e a maioria delas necessita ser adequadamente tratada para que o seu aparelho funcione eficientemente.

Um bom técnico pode ajudar a determinar o que pode estar causando o problema, como também oferecer boas sugestões sobre como tornar a sua casa mais eficiente sob o ponto de vista energético.

Se você verificar o seu aparelho e fizer alguns testes, você pode ser capaz de descobrir a fonte do vazamento. Algumas vezes é necessário consultar um profissional para corrigir o problema, enquanto que, outras vezes, você pode conserta-lo sozinho.

1. A bomba está quebrada

Primeiramente, a bomba do seu condensador pode estar quebrada. Você pode testa-la colocando água na bandeja do condensador, para ver se ela pode bombear o excesso de água para fora. Se ela não puder, verifique primeiramente se a energia elétrica está chegando na bomba. Se isto estiver bem, então é provável que o motor ou o próprio condensador estejam quebrados. Você deve então consultar um profissional para determinar qual é a causa específica do problema.

2. Instalação inadequada

Quando o condicionador de ar está mal instalado, ele pode apresentar um vazamento de água. Se o aparelho não estiver bem nivelado, ou se houver muita pressão, a água pode começar a formar uma pequena poça. Verifique inicialmente se o aparelho está bem nivelado. Se esta não for a causa do problema, verifique se há algumas aberturas de ventilação (janelas) fechadas na casa. O aumento da pressão pode algumas vezes causar vazamento das válvulas.

3. O orifício de drenagem está bloqueado

Há um orifício de drenagem para retirar a água do seu aparelho. Algumas vezes ele pode estar bloqueado por sujeira ou por outros detritos. Verifique o tubo para ver se este é o caso. Limpe o bloqueio, se houver um, o que permitirá que a água escoe adequadamente do condensador e você será capaz de ver que a pequena poça não mais está se formando.

4. A temperatura externa está muito fria

Quando a temperatura começar a mudar, pode ocorrer um acúmulo de água, porque a temperatura externa está muito fria. Isto causa um acúmulo de mais água no aparelho e o que acontece é que ela não evapora como normalmente ocorre. Se for apenas uma pequena quantidade de água, você não precisa fazer nada. Quando a temperatura voltar a subir, o acúmulo de água irá desaparecer.

5. Vazamento de ar

Se a vedação em torno do condicionador de ar não estiver bem feita, excesso de ar quente pode entrar no aparelho. Isto faz a umidade do ar se condensar ao encontrar o ar frio dentro do aparelho. O excesso de umidade então se acumula abaixo do aparelho. Se este for o caso, você precisa vedar novamente a parte de fora do aparelho e garantir que tudo está adequadamente vedado.

O acúmulo de água não é o pior que pode acontecer num condicionador de ar, mas você deve resolver o problema. Se a água estiver se acumulando, o seu aparelho não estará funcionando tão eficientemente como deve. Isto significa que você está gastando mais dinheiro e que a sua casa não fica na temperatura desejada.

De qualquer forma, se precisar de ajuda, ficaremos muito felizes em receber a sua ligação: (11) 3339-3209


Fonte: Redbeacon