Por Fernando B. T. Leite

O sol está brilhando no céu azul. A previsão do tempo promete vários dias de clima quente e úmido pela frente. As gotas de suor estão começando a correr na sua testa e você vai até o termostato para ligar o seu condicionador de ar central para a temporada. E não acontece nada!

A seguir estão cinco motivos pelos quais o seu sistema pode estar inoperante:

1. Manutenção inadequada. Filtros e bobinas sujos podem fazer o seu aparelho funcionar mal.

2. Vazamento do fluido de refrigeração. Os condicionadores de ar funcionam de modo mais eficiente quando a carga do fluido de refrigeração está exatamente de acordo com as especificações do fabricante e não há mais nem menos fluido do que dizem as especificações.

3. Problemas de drenagem. Este é um problema frequente que acontece com as pessoas que vivem na cidade e que têm condicionador de ar de janela.

4. Falha elétrica. Os controles do compressor e do ventilador podem se desgastar, especialmente quando o condicionador de ar é ligado e desligado frequentemente; isto é comum quando um sistema está superdimensionado.

5. Problemas com os sensores. Para manter um ambiente confortável, os aparelhos de janela têm um sensor no termostato atrás do painel de controle, que mede a temperatura de ar que entra na bobina evaporadora. Se o sensor estiver fora da posição, o condicionador de ar pode ficar ligando e desligando com uma frequência muito grande, ou se comportar de maneira irregular.

É claro que você, para evitar que isto aconteça, deve testar o seu condicionador de ar antes do início da estação quente do ano. Frequentemente as pessoas esperam pelo melhor e pensam que isto vai economizar dinheiro.

Portanto, se o seu condicionador de ar está funcionando bem, você deve marcar uma visita de manutenção e verificar o seu aparelho antes que ele deixe de funcionar adequadamente.

Mesmo que o seu condicionador de ar esteja funcionando bem, aceite estas sugestões:

Programe o seu termostato: Os donos de residências podem economizar energia elétrica e dinheiro usando um termostato programável, para ajustar automaticamente a regulagem para a noite ou para quando não há ninguém em casa. Esperar para resfriar a sua casa quando você chegar de volta do trabalho, não irá refresca-la mais depressa; isto pode resultar em resfriamento excessivo e despesa desnecessária.

Proteja as suas janelas: As janelas que ficam expostas ao sol fazem os condicionadores de ar funcionar duas ou três vezes mais. Diminua os custos do condicionamento de ar fechando cortinas nas janelas que ficam diretamente expostas ao sol durante o dia. Cortinas ou persianas irão refletir o calor para fora da casa.

Isole termicamente o seu investimento: Uma casa bem isolada pode ficar mais fria durante o verão (e mais quente no inverno) e economizar dinheiro na hora de pagar a conta de energia elétrica. O sótão é a maneira mais fácil e acessível de melhorar o isolamento térmico de uma casa.

Climatize a sua casa: Vazamentos de ar podem provocar gasto desnecessário de energia elétrica. Calafetar possíveis vazamentos deixará a sua casa mais fria no verão. Isolar termicamente as áreas em volta dos dutos do condicionador de ar, em espaços não condicionados, tais como sótãos, forros e garagens também economizará energia elétrica e dinheiro.

Na STR Ar Condicionado você faz a manutenção de seu ar condicionado com segurança e confiabilidade. Com uma equipe de profissionais treinados pelo fabricante e em constante processo de reciclagem, garantimos o melhor serviço e atendimento.

AGENDE A SUA MANUTENÇÃO CONOSCO PELO NÚMERO: (11) 3339-3209