Os projetistas sempre têm truques nas mangas para serem usados em situações desafiadoras. Nós juntamos algumas das mais úteis dicas e truques para que você possa aproveitar quaisquer espaços ao máximo. E estas dicas não servem apenas para os desafios de espaços minúsculos, elas podem funcionar em qualquer casa.

1. Pendurar as suas cortinas próximas ao teto dará ao ambiente uma dramática ilusão de altura.

2. Considere uma cama mais elevada para armazenar alguma coisa debaixo dela.

3. Use uma estante de vasos para causar uma sensação doméstica e tirar vantagem de espaço vertical não usado.

4. Coloque um divã sob a sua mesa de café para ter mais assentos. Você pode ainda guardar coisas no divã.

5. Um móvel com prateleiras aberto dos dois lados realmente ajuda a separar dois espaços, como um quarto de dormir e uma sala de estar, ao mesmo tempo em que deixa entrar luz e ar, além de oferecer espaço para colocar coisas.

6. Não evite móveis maiores apenas porque o seu espaço é pequeno. Os móveis maiores dão ao cômodo uma sensação de grande, ao contrário do que fazem várias peças pequenas.

7. Use mesas, prateleiras e bancos de canto.

8. Considere colocar prateleiras abertas na cozinha e no banheiro para ajudar a resolver os problemas de guardar coisas. Apenas guarde as coisas de uma maneira decorativa.

9. Coloque um banco sob a sua mesa de jantar para ter mais lugares para sentar, que pode ser retirado do caminho quando não estiver sendo usado.

10. Considere pequenos recantos ou armários para servir como um escritório em casa. Você pode fecha-los com uma cortina.

…e uma dica de bonificação para ter sempre em mente: mobília de dupla função é sua amiga!

Dicas de Alysha Findley

Alysha é uma fotógrafa e projetista que mora em Seattle e que ama chocolate escuro, chá e tudo que tem pelos. No seu tempo livre, você a verá com tinta nos cabelos, renovando o seu artesanato de 1919 e compartilhando este processo no seu blog Old House New Tricks (em português, Velha Casa Novos Truques).