Escolher um estilo específico de projeto para o seu dormitório pode transforma-lo no seu espaço favorito da casa. Aprenda sobre os estilos de projetos mais populares, que o ajudarão a escolher o que mais o satisfaz.


Por Farima Alavi


Eclético


Este inesperado projeto usa diferentes variedades de cor, padrões e texturas para criar, quando combinados, um aspecto coeso. O projetista, David Bromstad, usa cortinas de linho e toques de veludo para ancorar o espaço, com respingos de rosa e um candelabro borbulhante traz um toque feminino.



Chalé


Um ambiente descontraído e acolhedor faz do estilo chalé uma grande escolha para um dormitório de hóspedes. Um jeito fácil de acrescentar a sensação de um chalé é reaproveitar coisas, como a projetista Sarah Richardson fez com o abajur de cabeceira, feito de bétula do seu jardim.



Mediterrâneo


O estilo mediterrâneo destaca texturas e cores ousadas para criar um aspecto exclusivo. Este dormitório de crianças realça uma cama pintada à mão e um lustre extravagante, que representa a cultura da região. Projeto de Ashley Astleford.


Romântico


Tons suaves e tecidos delicados caracterizam o estilo romântico. A cabeceira ornamentada, os travesseiros com silhuetas e as cortinas brancas trazem um toque feminino, comumente visto nos projetos românticos. Um lustre de concha de abalone fornece uma iluminação suave. Projeto de SPI Design.


Contemporâneo


O estilo contemporâneo destaca uma mobília polida, cores sólidas e acabamentos chiques. O espaço principalmente neutro é trazido à vida através de pontos de cores dos travesseiros. Projeto de David Bromstad.


Asiático


O estilo asiático evoca uma sensação de calma e serenidade em qualquer quarto. A projetista
Marie Burgos empregou elementos inspirados em motivos asiáticos, com uma paleta de cores mornas, mobília inspirada na natureza e cortinas japonesas de shoji.


Costeiro


Cores suaves e tecidos leves são a parte mais importante do estilo costeiro de dormitório. O projetista Adam Zollinger incorporou um tratamento listrado de teto e um ventilador de teto de bambu para completar o aspecto inspirado no oceano.



Moderno


Projeto mínimo é a síntese do estilo moderno. O projetista Andreas Charalambous combinou mobília simples com uma parede de cama geométrica para um verdadeiro projeto moderno. Mobiliário mínimo e cores neutras realçam a aparência.



Velho mundo


O estilo velho mundo pode trazer um aspecto régio de luxo para um dormitório. Detalhes ornamentais de ferro forjado no lustre e na cabeceira da cama trazem a influência europeia a este dormitório projetado por Thom Oppelt. Vigas de teto de madeira, arandelas intricadas nas paredes e paredes texturizadas são elementos chave do projeto deste estilo.



Tradicional


A projetista Tina Mellino fez este espaçoso dormitório com mobília tradicional para criar um ar atemporal. Para refrescar o espaço ela incorporou um tratamento sustentável de parede e uma cama dramática.

Fonte: Portal Hgtv

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite