Por Fernando B. T. Leite

Como muitos consumidores, você pode imaginar se um sistema de ar condicionado sem dutos ou um sistema central é mais adequado para a sua residência ou para a sua empresa. Embora não haja uma resposta rápida para essa pergunta, você pode escolher o sistema mais adequado avaliando o seu espaço, o seu orçamento e as suas necessidades. Na STR nós poderemos ajuda-lo a melhor resolver estes problemas.

Entendendo as suas opções de sistemas de ar condicionado

O primeiro passo ao escolher um novo sistema de ar condicionado para a sua casa é pesar as suas principais opções de sistema. Escolher o sistema mais adequado às suas necessidades o ajudará a controlar os gastos com energia elétrica e desfrutar de conforto no seu espaço. Lembre-se de que embora um sistema possa ser melhor do que outro sistema, isto é principalmente uma questão de preferência. Cada tipo de sistema pode oferecer eficiência e conforto ideais nas corretas condições.

Sistemas de ar condicionado sem dutos

Muitos proprietários de casas e empresas já ouviram falar dos sistemas sem dutos como sistemas divididos. Nestes sistemas, uma unidade externa, condicionadora de ar, é conectada a uma interna, que distribui o fluxo de ar, através de um pequeno buraco furado na parede do edifício. Uma ou mais unidades internas distribuidoras do ar podem ser instaladas. Entretanto, pode ser necessário usar unidades externas adicionais para resfriar grandes espaços.


Ao avaliar as suas opções, lembre-se dos seguintes fatos sobre condicionadores de ar sem dutos:

  • Estes sistemas não requerem alterações significativas do edifício.

  • Por não depender de dutos, estes sistemas têm perda muito pequena do ar tratado entre as unidades externa e interna.

  • Os sistemas divididos tendem a ter altas taxas de eficiência.

Todos os componentes do sistema são facilmente acessíveis, o que permite fazer a manutenção básica sem muito rebuliço.

Sistemas centrais de ar condicionado

Os sistemas centrais de resfriamento de ar foram, por décadas, a opção preferida em novas construções. Embora muitos novos edifícios não usem mais esses tipos de sistemas, eles ainda são populares entre consumidores residenciais e empresariais. Nestes sistemas, o ar resfriado é levado através de dutos a ambientes individuais ou a áreas de um edifício. Estes sistemas oferecem resfriamento relativamente eficiente de grandes espaços.

Ao avaliar as suas opções, lembre-se dos seguintes fatos sobre condicionadores de ar centrais:

  • Os sistemas centrais precisam de dutos. Se o seu edifício não tiver esses dutos, eles precisam ser instalados.

  • Parte do ar resfriado pode ser perdida quando o ar é transportado nos dutos, diminuindo a eficiência da unidade.
  • Os sistemas centrais podem ser divididos por zonas com relativa facilidade, para permitir controle local da temperatura em todo o edifício.
  • Os índices de eficiência dos sistemas centrais têm aumentado significativamente nos últimos 15 anos.

Escolhendo o sistema de ar condicionado correto para as suas necessidades

Entender os pontos básicos dos sistemas sem dutos e centrais de ar condicionado é o primeiro passo para chegar ao sistema correto para a sua casa ou empresa. Você irá provavelmente tomar esta decisão com base na atual estrutura do edifício e no seu orçamento. Entretanto, se você estiver ainda inseguro sobre o tipo de sistema a escolher, você precisará analisar informação adicional.

O tamanho do sistema

Escolher a unidade ou o sistema que tenha o tamanho certo para a sua casa é absolutamente essencial. Inicialmente, calcule a área total que você precisa resfriar. Você pode determinar a capacidade de resfriamento de qualquer unidade ou sistema verificando a sua classificação BTU (Clique Aqui para acessar a nossa calculadora virtal de BTUs). Cada unidade de BTU corresponde ao número de pés quadrados (unidade de área igual a 0,093 m2) que o sistema é capaz de resfriar. Se você estiver procurando um sistema dividido, você pode precisar adicionar unidades externas para satisfazer as suas necessidades de resfriamento.

Necessidades de zoneamento

Quando você usa um sistema de ar condicionado com zoneamento, você controla a temperatura nos ambientes ou nas áreas individuais através de um termostato central. Um sistema com zonas pode ajuda-lo a controlar os custos de energia elétrica e satisfazer as necessidades de diferentes membros da família. Você poderá achar sistemas divididos e centrais que permitem um zoneamento. Num sistema dividido, o zoneamento é conseguido colocando reguladores de temperatura individuais em diferentes ambientes. Lembre-se de que você pode precisar de mais de uma unidade externa se você quiser usar um sistema dividido numa casa grande ou numa empresa.

Necessidades da instalação

Muitos proprietários de casas ou de empresas têm um orçamento apertado para comprar um novo equipamento de ar condicionado. Se você estiver preocupado com o gasto, você precisa prestar atenção às exigências da instalação de cada tipo de sistema. Se a sua casa não tiver dutos, ou se os dutos tiverem vazamentos, é melhor escolher um sistema dividido e evitar o uso dos dutos. Se, por outro lado, os seus dutos estiverem em boas condições, um sistema central pode ser o melhor.

Considerações sobre eficiência

Você precisa pesar cuidadosamente a eficiência dos sistemas antes de tomar uma decisão de compra. Em geral, os sistemas sem dutos são levemente mais eficientes do que os centrais. Lembre-se de levar em consideração a perda de ar nos dutos, ao comparar os índices de eficiência.

Compre na STR

Na nossa loja virtual você encontra todas as linhas de condicionadores de ar e ainda conta com uma equipe de profissionais treinados pelo fabricante e em constante processo de reciclagem, desta forma a STR oferece o melhor serviço e atendimento.

Compre online: http://www.strar.com.br/

Venha nos visitar: http://grupostr.com.br/lojas.html

Fale conosco: 0800 725 3636