Por Fernando B. T. Leite

ar condicionado inverter é mais caro do que o não inverter, mas, levando em consideração os crescentes custos da energia elétrica, vale a pena gastar um pouco mais?

Vejamos quais são os benefícios do ar condicionado inverter, quando comparado com o não inverter:
  • Ele consome menos energia, sendo por isso pelo menos 30 a 50% mais barato;
  • Ele atinge a temperatura desejada muito mais rapidamente;
  • O tempo de demora para começar a funcionar é 30% menor;
  • Ele é muito mais silencioso;
  • Não há flutuações de temperatura, maximizando então o conforto;
  • Não há picos de voltagem do compressor;
  • Todos os condicionadores de ar inverter são bombas de aquecimento, que são uma das formas de aquecimento mais eficientes, em termos de consumo de energia.

Vale a pena pagar mais por um condicionador de ar inverter?

Em resumo, um condicionador de ar inverter pode diminuir a sua conta de energia elétrica. Vale a pena pagar mais caro por um condicionador de ar inverter se você o usar:
  • Durante todo o ano;
  • Para aquecimento.
Com os custos de energia elétrica atuais, que continuarão a subir, não há dúvida que isto, no longo prazo, economizará dinheiro.

Qual é a diferença entre um condicionador de ar inverter e um não inverter?

Um condicionador de ar não inverter ou fixo fornece uma quantidade fixa de energia numa velocidade fixa. Isto quer dizer que o compressor tem que parar e recomeçar para manter a temperatura ambiente desejada.

Um sistema de ar condicionado inverter tem uma velocidade variável dos compressores, fornecendo uma quantidade precisa de energia para aquecer ou para resfriar o ambiente, de acordo com a necessidade.

Com funciona um condicionador de ar inverter?

A quantidade de ar frio ou quente necessária varia, dependendo da temperatura externa e da quantidade de calor no ambiente fechado. Quando a capacidade de resfriar ou de aquecer necessita ser aumentada, o compressor irá operar em alta velocidade e aumentará a circulação do líquido de refrigeração.

Por outro lado, quando as temperaturas externas são moderadas e há necessidade de uma menor capacidade de resfriamento ou de aquecimento, o compressor opera a uma baixa velocidade, o que irá diminuir o fluxo de fluído refrigerante.



Quando o inverter (inversor) do condicionador de ar é ligado, o compressor opera em alta velocidade, para resfriar ou para aquecer rapidamente o cômodo. À medida que a temperatura ambiente se aproxima do valor desejado, o compressor diminui lentamente a velocidade, mantendo a temperatura constante e economizando energia. Qualquer flutuação súbita da temperatura ambiente será detectada e instantaneamente ajustada ao valor desejado. O condicionador de ar Inverter usa 30 a 50% menos energia elétrica para operar.

Veja o vídeo abaixo e descubra mais sobre a tecnologia Inverter V nos Ar Condicionados LG.



Todas opções de condicionadores de ar com tecnologia Inverter você encontra no nosso site: http://bit.ly/StrAr-CondicionadoresDeArInverter