1) Tome cuidado para regular adequadamente o seu termostato
Não esfrie demais o seu ambiente no verão e não o esquente demais no inverno. Você ficará surpreso ao saber quanto a sua conta de energia elétrica subirá se você baixar demais a temperatura no pico do verão. Os seus custos operacionais podem subir entre 3 e 8% para cada grau centígrado abaixado no seu termostato. Da mesma forma, quando você estiver aquecendo o seu ambiente no inverno, o seu custo operacional também subirá para cada grau centígrado elevado no seu termostato. Tente regular a sua temperatura ambiente para ficar em torno de 24,5° C no inverno e 21° C no verão. Você ficará num ambiente confortável e a sua conta de energia elétrica sairá das alturas.

2) Limpe ou troque frequentemente os filtros do seu aparelho
Se você tiver cães ou gatos dentro de casa, você precisará fazer isto pelo menos duas vezes por ano. Para garantir uma operação verdadeiramente eficiente, mantenha os seus filtros limpos. Se você não souber qual é a localização dos seus filtros, entre em contato com a nossa área de manutenção, que terão o prazer de informar qual é o melhor tipo para você.

3) Mantenha a sua casa sem vazamentos, se possível
É claro que você deve manter as suas portas e janelas fechadas quando o seu aparelho estiver ligado. Mas, você pode aumentar a eficiência do seu sistema se selar possíveis vazamentos (por exemplo, rachaduras) em volta das portas e janelas.

4) Mantenha limpas as bobinas (serpentinas) do seu aparelho, que ficam dentro e fora da casa
Para o seu interior, deverá ser usado um produto para limpeza de serpentinas com evaporador especial e, para o exterior, uma solução aquosa e um produto para limpeza não tóxico e não ácido. Esta manutenção pode ser feita de forma rotineira.

5) Verifique se há formação de gelo no cano da serpentina do evaporador
Se isto estiver acontecendo, é sinal de problema grave. Desligue imediatamente o seu aparelho e peça a visita de um técnico profissional o mais rápido possível.

6) Não deixe plantas e outras obstruções bloquearem o seu condensador
É bom manter pelo meio 0,5 m de espaço livre ao redor da sua unidade. Não ponha qualquer tipo de cobertura nem construa algo sobre a sua unidade. Mantenha o seu evaporador (serpentina interna) desobstruído. As serpentinas devem ser mantidas limpas para preservar a eficiência do seu aparelho e isto geralmente requer a presença de um técnico profissional.


Com informações do portal Conditioned Air

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite