Todos os condicionadores de ar são projetados para esfriar – isto é, para retirar calor e humidade do interior de espaços. Se você está escolhendo um ar condicionado, preste atenção nestas considerações importantes antes de comprar: 

Tipos de ar condicionados 

1. Unidades para janela
2. Unidades para colocar através de paredes
3. Unidades portáteis
4. Unidades centrais ou para toda a casa

1. As unidades para serem colocadas em janelas são as mais populares e, para pessoas que as colocam pessoalmente, elas são fáceis de instalar e de retirar. Este tipo de ar condicionado se encaixa numa abertura de janela e ventila para fora 
(clique aqui para ver os nossos modelos).


2. As unidades para colocar através da parede, chamadas de Split, são maiores e mais pesadas do que as unidades para janelas. Ao invés de serem encaixadas numa janela, as unidades para colocar através da parede repousam sobre um suporte de peso colocado numa parede exterior. Os circuitos elétricos precisam ser revisados, principalmente em casas antigas, pois, estas unidades frequentemente necessitam amperagem e voltagem maiores (clique aqui para ver os nossos modelos).

3. Com projetos mais versáteis, os condicionadores de ar portáteis – que são ideais para espaços sem janelas – fazem a exaustão através de dutos temporários e podem ser mudados de lugar, de um cômodo para outro (clique aqui para ver os nossos modelos).


4. Unidades centrais ou para toda a casa, também conhecidos como Split Cassete, resfriam o ambiente de toda a casa ao mesmo tempo. Elas são frequentemente combinadas com aquecedores, formando um sistema completo de ar condicionado para aquecimento e ventilação (HVAC). Elas são as unidades mais caras e tipicamente necessitam ser instaladas por especialistas profissionais (clique aqui para ver os nossos modelos).



Capacidade de resfriamento do condicionador de ar 


A capacidade dos condicionadores de ar é medida em BTUs. Um condicionador pequeno para janela pode liberar até 3.000 BTUs (British Thermal Unit ou, em português, unidade térmica britânica, é uma unidade de energia; 1 BTU = 1055 joules, que é a energia necessária para aquecer uma libra peso [0,454 g] de água de 1 grau Fahrenheit), enquanto uma unidade para colocar através de parede pode exceder 20.000 BTUs. O tamanho do cômodo é talvez o fator mais importante para determinar a capacidade necessária do ar condicionado, mas pense também no seguinte:

  • O número de janelas do cômodo 
  • A exposição do cômodo 
  • A qualidade do isolamento térmico do cômodo
  • Outros aparelhos que podem estar sendo usados
  • O número de pessoas no cômodo 

Consulte a calculadora de BTUs profissional da STR (clique aqui) para saber qual deve ser a capacidade do seu ar condicionado para manter o seu espaço resfriado. 

Eficiência

A eficiência energética é medida pela classificação da razão de eficiência de energia (REE) — a razão da capacidade de resfriamento em BTUs por hora, em relação à quantidade de energia em watts (quanto maior for a classificação REE, mais eficiente será o ar condicionado).

Os condicionadores de ar, principalmente as unidades mais antigas, estão entre os aparelhos que dão mais despesa para funcionar. Escolher uma unidade de tamanho adequado é de suma importância, pois, uma unidade muito pequena não satisfará as necessidades de resfriamento e uma muito grande custará mais caro para funcionar e não controlará adequadamente a humidade.

Ao tomar a decisão, identifique inicialmente quais são as unidades capazes de resfriar adequadamente o seu espaço e então compre a que tiver a menor capacidade em BTUs e a classificação REE mais alta.

Quando e como comprar


Durante o verão, os condicionadores de ar têm uma maior demanda e, consequentemente, estão mais caros. Você economizará dinheiro se você compra-lo fora da estação, quando os fabricantes e nós revendedores oferecemos mais descontos. 

Portanto, não deixe de ver as nossas promoções: 
http://www.strar.com.br/

Fonte: Bob Vila
Texto traduzido e editado por Fernando B. T. Leite do artigo de Steve Bernstein.